Páginas

CURSO DE AUTOMAQUIAGEM – LIÇÃO 1: É PRECISo PARA SE MAQUIAR

Para aprender automaquiagem bem pouco é preciso. Muito menos do que você imagina. Porém alguns fatores merecem atenção especial prévia para que qualquer maquiagem seja executada com sucesso. Agora teremos um panorama geral sobre tópicos cruciais da automaquiagem

Caso surjam dúvidas, não hesite em perguntar, comentar, sugerir. Afinal, nosso Curso de Automaquiagem será uma construção conjunta. Vamos começar???



Curso de Automaquiagem – É Preciso para se                                             maquiar…

  • Reconhecer o SEU Rosto

Amores, não listarei aqui a piegas divisão entre os “tipos/formatos de rosto”, a meu ver isto é completamente desnecessário. Aliás, além de desnecessário, categorizar a linda individualidade de cada rosto em tipos e formatos é completamente sem sentido!
Não posso negar que existam “tipos padrões” através dos quais podemos tentar enquadrar nosso formato de rosto, contudo, também seria errôneo dizer que tais tipos são fixos e que necessariamente seu rosto se encaixará em algum deles. Ademais, reitero, esta classificação é desnecessária!
Mais vale gastar seu tempo reconhecendo o SEU rosto do que tentando encaixá-lo em algum tipo pré-moldado.
“Reconhecer o seu rosto” NÃO significa saber se ele é quadrado, redondo, triangular, hexagonal, etc. Reconhecer o seu rosto é conseguir identificar quais pontos dele que você mais gosta e que, por consequência, poderá enfatizar ou disfarçar por meio da maquiagem;
É observar seus traços e, ao invés de condená-los, pensar em como valorizá-los;
É ter em mente que o SEU rosto é diferente do rosto da “maquiadora fulana” e que, portanto, a maquiagem que fica maravilhosa nela pode não caber em você e isto NÃO é ruim, pois o inverso também pode acontecer, pois aquilo que melhor lhe cabe pode ficar lindo em você ao passo em que não cairia bem nela.
Meninas, este tópico é tão importante que voltaremos a ele em breve com uma lição completamente dedicada à tarefa de “Reconhecer o seu Rosto”, assim como também aprenderemos a valorizar e/ou esconder os aspectos reconhecidos.

  • Reconhecer e Respeitar as suas Vontades

Se a Maquiagem é uma arte democrática, o que dizer então da Automaquiagem?
Não há regras preestabelecidas as quais não possam (ou devam) ser quebradas, há sim meios e métodos mais fáceis de obter algum resultado, mas até mesmo tal facilidade varia conforme as habilidades e preferências de cada um.
Você prefere os resultados de uma pele preparada com os dedos enquanto a maioria diz que a base deve ser aplicada com o pincel “X”?
Aos seus olhos o corretivo fica melhor se aplicado antes da base enquanto os “gurus” dizem que o mesmo deve ser aplicado após?
Não entre em crise por questões como estas, cada pessoa pode e deve desenvolver seus próprios métodos de aplicação da maquiagem. Em termos de automaquiagem a “regra” mor é respeitar a SUA vontade.
Apenas é preciso refletir o seguinte: “Eu realmente prefiro os tal método ou não sei como executar de forma diferente?”
Caso a resposta seja a 2ª opção, repense. Antes de elegermos uma técnica como “a melhor”, precisamos ao menos testar técnicas diferentes. Caso contrário a suposta “escolha” na realidade não passará de “falta de opção”.

  • Respeitar o seu Gosto, Estilo e Humor.

Inúmeras vezes ouvimos frases do gênero:
“Se carregou o make nos olhos, faça uma boca neutra”
“Se aplicou um batom chamativo, não carregue nos olhos”
“Se vai sair durante o dia, utilize maquiagem neutra”
“Se vai sair durante a noite, faça olhos de drag Queen”
E várias baboseiras do gênero.
Meninas, tenham em mente que vocês são LIVRES para usar aquilo que melhor traduz o seu estilo. Além disso, a Maquiagem também é um meio de expressar seu estado de espírito e humor.
Está com vontade de sair com batom vermelho e sombra preta? Saia!
Pintou uma Balada Baphônica e você não quer passar 10 cores diferentes de sombras? Não passe!
O rosto é seu e a maquiagem estará nele.
Parece uma observação óbvia, mas muita gente não a leva em consideração ao ensinar automaquiagem. Há sim looks coringas para cada ocasião, eles servem apenas como REFERÊNCIA, não como REGRA. Para este tópico apenas uma “regra” é fundamental: Bom Senso (entretanto, até este tem seus momentos de ser deixado de lado…)

  • Reconhecer, Respeitar, Tratar e Utilizar Produtos Específicos ao Seu Tipo de Pele.

Convenhamos, a frase acima já diz muito! Este é outro tópico que certamente será abordado separadamente em uma lição (ou lições).
A Base do Momento ficará uma m*%#a no seu rosto caso ela não seja indicada ao seu tipo de pele. De nada adiantará passar horas se maquiando se instantes depois o make derreter, craquelar, virar uma frigideira de óleo ou o deserto do Saara. E tudo isto dependerá tanto dos produtos escolhidos quanto da sua rotina de cuidados com a pele.
Como sempre lhes digo:  não há maquiagem que sobreviva numa pele sem a devida preparação pré-maquiagem.

  • Possuir os Itens Essenciais e Reconhecer suas Funções e Limites.

É fato, como iremos nos maquiar se não tivermos os itens essenciais para executar a maquiagem? Como iremos utilizá-los se não soubermos para quê eles servem e o quê esperar deles???
Flores, por hora recomendo-lhes a leitura dos artigos abaixo, eles estão bem completinhos e certamente responderão as perguntas estas questões (ou quase):

  • Reconhecer seus Objetivos

Reflita: Para quê você quer aprender Automaquiagem???
Resposta: Para se maquiar. – ERRADO! Ou melhor, resposta incompleta.
Cada uma de nós têm objetivos diferentes, e tais objetivos refletirão sobre nosso aprendizado. Afinal, mesmo que inconscientemente, daremos mais atenção às lições que melhor suprem nossas necessidades individuais. Ademais, de nada adianta quebrar a cabeça para aprender algo que não iremos utilizar. E aqui entra a deixa para o próximo tópico:

  • Praticar

Reitero o que lhes disse emCurso De Automaquiagem Online – Aqui No Blog”, teoria sem prática não constrói conhecimento. Através destes textos apenas posso passar-lhes a teoria, a prática será tarefa de vocês!
Somente colocando a teoria em funcionamento é que saberemos se ela cabe a nós ou não, somente praticando conseguimos fixar, moldar e ampliar o conhecimento adquirido.
Então, amores, apenas ler as lições não será muito proveitoso. Reserve algum momento da sua rotina para testar algo novo, para por em prática alguma técnica de maquiagem que você gostou, para repetir tal técnica até se sentir segura a fim de executá-la com frequência ou até mesmo para que possa concluir “Não gostei”.
Repetir repetir – até ficar diferente. Repetir é um dom do estilo. Assim escreveu o grande poeta Manoel de Barro e é assim que funciona: Repetindo e praticando você acabará por desenvolver as suas próprias técnicas e métodos, adaptando o aprendizado.

  • Ter Paciência.

Você não se tornará um Make Up Artist da noite para o dia e ponto.
Portanto, não fique frustrada caso suas primeiras tentativas saiam uma caca. Não desista de aprender algo que deseja simplesmente por que não ainda não consegue executar com “perfeição”. Não surte caso a “fulana de tal” consiga fazer algo enquanto você AINDA não consegue.
Cada um tem seu tempo de aprendizado e limites.
Respeite-os.
Respeite-se.
Pratique.

Por último, porém não menos importante:
  • Ter Vontade de Aprender a se Maquiar!


Curso de auto maquiagem – Dever de Casa.


Amores, como expliquei-lhes, a cada lição haverá um “Dever de Casa” através do qual poderemos praticar e/ou ter um fundamento real para as lições do nosso Curso de Automaquiagem.
O homework de hoje será algo super fácil, porém deve ser executado com extrema sinceridade para consigo mesma.
Consiste no seguinte:
Tire uma foto do seu rosto LIMPO e SEM MAQUIAGEM à lá fotografia 3×4. Preferencialmente, prenda ou afaste os cabelos da face para distinguir precisamente seus traços e contornos. Sei que fotos assim não são nada atraentes, mas não precisa mostrar para ninguém. Esta foto será SEU objeto de estudo e consulta, recorreremos a ela em várias etapas do curso.
Por hora, apenas observe sem julgamentos prévios, tente abrir a cabeça e simplesmente observar, isenta de paranoias femininas (ok, ok, este não é um dever de casa tão fácil assim…). NÃO julgue seu rosto comparando-o com o rosto de outra pessoa, ou com o rosto que você gostaria de ter. Começando desta forma nosso trabalho não terá sucesso.
O que está em cheque aqui é o SEU rosto. SEU! Cada rosto é único! Cada uma de nós têm seus pontos altos e baixos.
Observe o formato do seu rosto, dos seus olhos, sobrancelhas, boca, nariz, maçãs, queixo… Foque nas áreas que você mais gosta, estas serão objeto de ênfase. Veja quais são os pontos que você gostaria de corrigir e reflita com racionalidade: “Realmente preciso de correção ou estou sendo perfeccionista demais?” Perceba as dimensões do seu rosto, as áreas naturalmente mais proeminentes e aquelas naturalmente mais “fundas”. Observe.

Espero que todas cumpram com a tarefa e espero por o resultado dessa nossa primeira aula, meninas um grande beijo e até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário